UM POUCO DE ROCK PROGRESSIVO – RENAISSANCE

Publicado: 10/03/2010 em allTV, Paulo Ragassi, PROGRAMA TAH LIGADO!, Uncategorized
Tags:, , , ,

Renaissance

Os ex-membros da banda The Yardbirds Paul Samwell-Smith, Keith Relf e Jim McCarty organizaram um novo grupo dedicado à experimentação entre rock, música folclórica e música erudita. Juntamente com o baixista Louis Cenammo, o pianista John Hawken e a vocalista Jane (irmã de Relf) lançaram dois álbuns com a Elektra Records e Island Records, mas logo se dissolveram, deixando McCarty para reformular uma nova formação para a banda. Apesar disso, logo depois McCarty também deixou o grupo. A nova formação, provavelmente a mais famosa na história da banda, consistia de Annie Haslam no vocal, Michael Dunford no violão, John Tout no piano, Jon Camp no baixo e vocal e Terry Sullivan na bateria. Lançaram Prologue em 1972, com músicas escritas por Dunford e McCarty e letras pela poetisa Betty Thatcher. Nos anos 1970 a banda teve uma carreira bem sucedida comercialmente. Influenciados pela música erudita, incluiam em suas canções referências a compositores como Bach, Chopin, Albinoni, Debussy, Rachmaninoff, Rimsky-Korsakov e Prokofiev, entre outros. O Renaissance emplacou a canção “Northern Lights” em 1978, retirada do álbum A Song for All Seasons, mas o mesmo não aconteceu com o álbum seguinte de 1979, Azure D’or, o qual deixou os fãs infelizes com a mudança no som da banda, que abandonou os arranjos orquestrais e passou a utilizar sintetizadores, um caminho seguido pela maioria das bandas de rock progressivo da época. Camp assumiu mais responsabilidade na composição, e Tout e Sullivan deixaram a banda. Haslam, Dunford e Camp lançaram dois álbuns nos anos 1980 e se separaram em 1987. No final dos anos 1990, Haslam e Dunford formaram suas próprias bandas utilizando o nome Renaissance, lançando álbuns com diferentes formações. A banda se reuniu em 2002 para gravar o álbum Tuscany e se apresentar em um concerto na Astoria em Londres antes de partir para uma pequena turnê no Japão. Annie Haslam então anunciou que a reunião não seria continuada. Em 2005, com a banda Renaissant, Terry Sullivan gravou o álbum South of Winter, ao estilo Renaissance, com letras por Betty Tatcher e contribuições no teclado por John Tout.

Anúncios
comentários
  1. A banda RENAISSANCE é um dos maiores expoentes do rock progressivo, principalmente, na linda voz de Annie Haslam. O rock progressivo seria mais pobre se essa banda não existisse, com certeza.
    http://geocities.ws/renaissancehaslam
    Correspondente Lucas Teixeira da Silva, de Minas Novas para o jornalista Robson Florencio Paim.

  2. Outras bandas e artistas que fazem parte do acervopaim :
    RENAISSANCE, ANNIE HASLAM BAND, JANE RELF, ILLUSION, YARDBIRDS, ELOY, PINK FLOYD, TANGERINE DREAM, NEKTAR, CAMEL, ALAN PARSONS PROJECT, TOMITA, LOREENA MCKENNITT, ENYA, SALLY OLDFIELD, MIKE OLDFIELD, PALLAS, JOHANNES TIMANN, MARY HOPKIN, MARIA CALLAS, YMA SUMAC, GAL COSTA, TETÊ SPINDOLA, SONJA DO CURVED AIR, MOODY BLUES, CARAVAN, GENESIS, ETC.
    Correspondente Lucas Teixeira da Silva, Minas Novas. MG para o jornalista Robson Florencio Paim, de Corguinhos de Iguatama para BH.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s