Hoje entrevistando dois talentos ímpares: o Lelo Andrades e o Robson Moura, e no decorrer do bate-papo informal do programa, uma coisa ficou em minha cabeça: O QUE É O SUCESSO? Acho que a resposta do Robson para esse meu questionamento foi a melhor que ouvi até hoje: ‘as pessoas confundem muito sucesso com fama, sucesso para mim é saber que alguém gostou da minha música, e me convida para compor…”. Realmente, isso é o sucesso. O preço da fama é muito caro: submeter-se a modismos musicais, ser obrigado a seguir tendências porque aquela gravadora acha que só assim você fará sucesso não vale a mínima pena. Aí vem a velha questão, então como mostrar o teu trabalho autoral? Como fazer com que a sua música que é de qualidade chegue aos ouvidos das pessoas, com tanta ‘permissa venia” porcaria sendo enfiada goela a baixo pela grande mídia? Sempre utilizo como paradigma os anos 80, mas é fato, a década foi abundante em espaços para a música autoral, em movimentos artísticos também como a vanguarda paulista; talvez pelos 22 do nefasto regime de exceção, as pessoas estavam sedentas em mostrar trabalho, em gritar a quatro cantos o quanto a cultura é importante. Não é saudosismo de minha parte, mas a mais pura e cristalina realidade. Hoje os espaços não raros para muitos artistas de talento, vejam o exemplo dos convidados do Programa Tah Ligado, cada semana uma vertente da música brasileira, e o melhor e o que muito me honra é a qualidade, que só se contempla com a seriedade e profissionalismo de cada convidado! Outra coisa dita hoje no programa é a falta de movimentos artísticos, e pela lógica deveriam existir porque há tanta gente no cenário independente, não é possível que tantos talentos não estejam imbuídos numa mesma idéia ou afinidade!!! Acho que a globalização tem sua responsabilidade nisso! As coisas hoje são tão rápidas, tendências, tecnologia, informação, tudo gira num segundo, não há mais tempo de parar e pensar num neotropicalismo ou qualquer coisa que o valha…acho que estou ficando velho…risos. Mas há uma luz no fim do túnel: fizemos uma grande festa para comemorar os 3 anos de programa Tah Ligado, reunimos 9 artistas, e o melhor, todos estavam felizes e num mesmo objetivo: MOSTRAR O SEU TRABALHO AUTORAL! Isso me deixou muito feliz, além de sentir o prestígio do programa. Não tenho a pretensão nenhuma de ser o dono da verdade, e nem ser o único a levantar a bandeira de que educação e cultura são as colunas fundamentais para uma Nação forte. Não tenho pretensão alguma de ser o único a erguer a bandeira e abrir espaço para a música de qualidade, gostaria muito que todos fizessem isso de alguma forma. As nossas vidas são regadas por música, brinco sempre que a vida é uma eterna trilha sonora, então porque não fazer essa playlist não só com aquilo que nos obrigam a ouvir? Vamos pegar os nossos Lps, Cds, revisitar os grandes nomes da música popular brasileira, e internacional, independentemente de gênero. Mostrem para seus filhos, contem os shows mais emocionantes que já foram, mostrem vídeos do youtube destes artistas, compartilhem em suas redes socais, não seria legal? Talvez isso ajude as novas gerações, e em especial aqueles que têm uma vocação divina para compor, e tocar um instrumento a terem como paradigmas a verdadeira música brasileira!

Deixe um comentário

